top of page

   

      Taxidermia 

 

         Sabe-se que o comércio de animais silvestres é o terceiro maior tráfico do Brasil, onde cerca de 38 milhões de animais são retirados ilegalmente do seu hábitat por ano. A polícia Federal em parceria com o IBAMA realizam o trabalho de fiscalização e apreensão desses indivíduos, nos quais são encaminhados para centros de triagens e tratamentos visando a reintrodução ao meio ambiente.

      A Universidade Federal da Bahia IMS/CAT em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista recebe doações de animais silvestres provenientes do tráfico que não sobreviveram às condições adversas em que se encontravam durante a apreensão.

     A taxidermia também conhecida como “empalhamento”, é uma técnica especializada em resgatar os aspectos desses animais para que possam ser utilizados como ferramentas científicas, didáticas, expositivas e precursora de educações ambientais de maneira a sensibilizar a população acerca do tráfico. Os alunos do curso de Ciências Biológicas realizam o tratamento desses indivíduos, onde a técnica é comumente empregada em animais vertebrados e sua preparação consiste no tratamento da pele e a montagem da peça, de maneira a reproduzir fielmente suas características físicas e a simulação de seu hábitat.

        Diante disso, durante o primeiro dia do evento, (9 de julho) será  demonstrada a coleção de taxidermia pertencente ao curso de Biologia da Universidade Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista, pelos discentes dessa instituição. 

bottom of page